sexta-feira, 9 de novembro de 2012

 

Moradores de Guarulhos reclamam de

 

 

 mau cheiro vindo de indústria

 
 
 

Problema atinge região dos bairros Macedo e Bom Clima.
Segundo Cetesb, empresa responsável foi notificada e poderá ser multada.

 

Do G1 São Paulo
3 comentários
Moradores dos bairros Bom Clima, Macedo e São Roque, em Guarulhos, na Grande São Paulo, têm sofrido com uma onda de mau cheiro desde o início desta semana vindo de uma indústria que fica na região. Segundo Adelina Teixeira, professora de 50 anos, o odor é parecido com o de um “bicho morto”. “Ontem [terça-feira (6)] à noite, ficou tão forte que senti náuseas, a boca e o nariz ardendo”, disse ela ao Blog Geral Guarulhos nesta quarta-feira (7).
A professora vive no bairro Macedo, há cerca de 2 km da origem do problema. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o mau cheiro foi ocasionado por uma falha no sistema de tratamento de resíduos na indústria Phibro, que fica na Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves.
O excesso de carga despejado pela indústria prejudicou a oxigenação dos resíduos e aumentou a ação de bactérias anaeróbicas, o que causou o mau cheiro. Em nota, a Cetesb informou que a empresa foi advertida “com exigência para adotar medidas de imediato para eliminar o odor incômodo”. O G1 não conseguiu localizar resposáveis pela Phibro até o fim da tarde desta quarta para comentar o assunto.
De acordo com Frederico Teixeira, contador que também vive em Guarulhos, quando o cheiro começa, “não tem o que fazer”. “Se fecha a porta, o cheiro fica dentro; se abrimos, parece que entra ainda mais”, conta. “Esses dias tive que ir até a casa da minha sogra, que fica na Vila Medeiros, porque já não aguentava mais. Começa a doer a cabeça.”
Outras pessoas da região registraram suas reclamações em sites de relacionamento na internet. Em um dos relatos, um morador diz que sua filha de 1 ano começou a tossir após a chegada do mau cheiro. “Moro há 10 anos no bairro e nunca me deparei com tamanho problema”, registra outro depoimento.
Segundo a Cetesb, ao menos dez reclamações foram registradas desde o início da semana. A companhia espera que nos próximos dias o problema seja resolvido. Caso não haja nenhuma providência por parte da empresa, ela poderá ser multada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário